Wednesday, August 29, 2007

Auto-conhecimento

Todos nós sabemos que viver implica uma série de problemas que devem ser solucionados e por isso, o sucesso na vida está evidentemente relacionado com a capacidade de se encontrar soluções adequadas para os problemas.

Ao fazer uma pesquisa na Net sobre auto-conhecimento, descobri esta evidência:
"O desenvolvimento da capacidade de resolver problemas está directamente relacionado com a dimensão do esforço que nos dispomos a despender no sentido de encontrar a solução."
Ora isto só pode significar que se eu me empenho no meu auto-conhecimento, com esforço e dedicação, haverá uma auto-recompensa. E porque é que isso é importante?

Segundo a Wikipédia, o autoconhecimento ou conhecimento de si próprio é a busca do como e do que é conhecido e é também a própria busca do indivíduo que o leva a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Se no meu dia a dia estiver atento às minhas acções individuais, ao que faço para mim mesmo, projecto uma energia poderosa que se reflecte no outro, que a reflectirá para outros, qual peças de dominó alinhadas e em queda.

É o conhece-te a ti mesmo, de Sócrates. O autoconhecimento é uma realização, não é algo dado ou prontamente disponível ao sujeito. Para conhecer-se a si mesmo, o sujeito precisa reflectir, e interpretar-se a si mesmo.
É esta realização que torna o caminho árduo, pior que uma subida ao Everest, ou um Caminho de Santiago. Porque é preciso estar atento 24 horas por dia, mesmo quando dormimos, porque também aí viajamos para outros mundos e não o fazemos ao acaso.

No comments: