Tuesday, March 25, 2008

Desafio

Tenho vindo a aperceber-me que usamos muitas vezes no nosso dia a dia a frase Eu tenho de fazer (isto e aquilo). Como se fosse uma obrigação, uma imposição, um dever (dever é estar em dívida).
É certo que nem sempre fazemos o que mais queremos. Às vezes renunciamos ao que mais gostamos para conseguir outra coisa (quantas vezes desmarcamos cafés para ficar a fazer um trabalho que o chefe pede à última da hora?).
Aquilo que me parece lógico é que sempre que dizemos Eu tenho de fazer seja o que for, devemos pensar nas nossas verdadeiras escolhas ou decisões. São elas que nos tornam responsáveis pelos nossos actos.
Por exemplo, penso muitas vezes (principalmente de manhã quando o despertador toca), Tenho de ir trabalhar, mas tenho porquê? Porque tenho contas para pagar. Ah então eu Quero ir trabalhar para poder pagar as contas ao final do mês.
Outro exemplo, Tenho de sair de casa. Eu não tenho de... eu Decido sair de casa. A conotação é completamente diferente e torna-me muito mais feliz e consciente das minhas verdadeiras escolhas e decisões.

O desafio: Tenta fazer uma lista dos teus Tenho de... (o que te ocorrer depois, sem pensares demasiado). Agora, substitui nessas mesmas frases o Tenho de por Escolho, decido ou quero...
Parece não fazer muito sentido, não é? É o hábito a falar mais alto. Dá tempo ao tempo, mais tarde ou mais cedo tudo encaixará.

3 comments:

Nit said...

O teu desafio é interessante, vou experimenta-lo...

Gil said...

Ja tive uma formação em Comunicação em que o meu Formador propôs uma coisa do genero... Acho que resulta... encaras os desafios com outra prespectiva e não te sentes tão pressionado a fazer as coisas... Mas também é preciso escolher bem o que Temos e queremos fazer:) O trabalho temos sempre de o "escolher" :)

Anonymous said...

Sim, provavelmente por isso e