Thursday, May 17, 2007

A loucura de partir sem fazer quaisquer preparativos

A pergunta seguinte é como tornar conscientes essas coincidências.
No livro há uma passagem que eu acho fantástica:
"Decidi ir à casa de banho. Quando atravessava o salão, reparei num homem à conversa com um comissário.
- Pensei que já tivesse ouvido falar do Manuscrito.
Fiquei mudo de espanto."
É precisamente este o momento em que nos tornamos conscientes e podemos agir ou esquecer.
E onde se insere a nossa intuição em tudo isto? É apenas um imaginar que é por este ou por aquele motivo que estamos em determinado local, com determinadas pessoas. É o tal momento certo, à hora certa.
De facto, tudo tem a ver com tempo e espaço.
Acomodamo-nos a uma situação (pode ser um emprego, um momento familiar) e não saímos dele, vivemos obcecados com o trabalho, somos perfeccionistas ou sofremos de stress e não conseguimos abrandar o nosso ritmo de vida.
"Utilizamos a rotina para nos distrairmos, para reduzir a nossa vida a meras considerações práticas. Tudo isto por insegurança em relação às nossas razões de viver."
Quando saimos dessa letargia voltamos à pergunta original: Qual a verdadeira razão porque estamos aqui?
Será que percebemos que os encontros ocasionais têm um significado mais profundo?
Não podemos estar à espera que as respostas nos caiam no colo; às vezes é preciso pequenos empurrões do destino. Porque encontrei esta ou aquela pessoa num determinado momento da minha vida?
Penso muitas vezes no Denis, o Irlandês. Parece que o conheci num momento em que não estava preparada para esta figura peculiar que vivia no meio de um turbilhão de anjos e demónios. Tenho a sensação de que não aproveitei esse encontro devidamente. Mas será de facto? Acredito que o Universo nunca se engana e se colocou o Denis, o Louco no meu caminho no Verão de 2001 houve uma razão para isso, nem que seja porque de alguma forma me despertou para os meus próprios medos.
Hoje talvez fosse diferente. Mas ele não volta pois não? Cumpriu o seu papel.
Então para quê fazer planos de viagem? É só esperar o timing perfeito e partir. A intuição nos dirá.

No comments: